top of page

Estação de TPC´s


Agora que o primeiro contacto com os professores e colegas já se efetivou, já se trocaram impressões e já foram registados os materiais necessários para o novo ano letivo, é tempo de organizar lá em casa.


Aliás, aposto que surgiram já os primeiros atritos na hora dos TPC´s, estarei errada?


Antes de partir para uma explicação ou sala de estudo, esgote as possibilidades com o seu filho, ele merece!


Ter um local da casa apetrechado de alguns materiais prontinhos para a elaboração dos TPC's não só rentabiliza o tempo para o efeito, como dá à criança a segurança necessária para alcançar alguma autonomia. Aí sim, a mãe, o pai ou os avós poderão preparar o jantar muito mais tranquilos, na certeza de que o educando tem ao seu dispor tudo o que precisa para qualquer dificuldade que surja.

Não esqueçamos, porém, que, na maioria das vezes, a criança usa este tempo para matar saudades. Literalmente. E daí decorrem a maioria dos problemas nos tpc's. Os pais querem despachar o momento e as crianças encontram no mesmo a oportunidade de ter uma atenção plena e individualizada dos pais. Afinal, não está a pedir assim tanto, pois não?


A Estação de TPC´s pode ser encarada como uma ajuda para ambas as partes.


O local da Estação de TPC`s poderá ser onde os pais bem entenderem, consoante o espaço, as preferências decorativas e, é claro, o grau de acompanhamento que a criança precisa ou exige naquele momento. Muitas vezes e acredito que na sua maioria, poderá ser na mesa da cozinha, no quarto, na sala, no corredor ou na garagem! Apenas um fator deverá ser comum a todos estes espaços: mesa e cadeira adequados a uma boa postura de escrita. Bem sabemos que, no futuro, não será a caligrafia que definirá as capacidades intelectuais de ninguém. No entanto, em contexto escolar, a criança deve compreender a importância de ter uma letra legível.

Dica nº 1 – Criação de uma ESTAÇÃO DE TPC´S

Do inglês “homework station”. À semelhança de uma estação de serviço, o nome indica-nos que teremos tudo o que poderá ser necessário.

Primeiro:

Em conjunto com a criança, selecionem um suporte que possa, facilmente, ser levado de um lado para o outro. Do quarto para a sala ou para a cozinha ou até de sua casa para a casa dos avós! Uma caixa de papelão, um tabuleiro, uma cesta… Será importante que tenha a estrutura adequada a que todos os materiais aí colocados estejam visíveis e à mão.

Segundo:

Guardem copos de iogurte (de plástico ou vidro), frascos de salsichas que servirão de compartimentos para os seguintes materiais:

Frasco nº1: lápis de carvão (pelo menos 5), canetas azuis (pelo menos 2), canetas de cor;

Frasco nº2: tesoura, régua, cola batom e cola líquida;

Frasco nº3: borrachas (pelo menos 5) e grips de borracha para lápis;

Frasco nº4: clips, post-its, autocolantes de identificação (labels) e marcadores fluorescentes;

Terceiro:

De preferência de papelão, construam uma pasta com espaço para ficheiros (fichas de trabalho, artigos interessantes, apontamentos) e para colocar um dicionário - quantas vezes ouviu o seu filho lá do quarto perguntar “oh mãe, o que é que quer dizer designa?”? Incentive o seu filho à proatividade. As respostas estão todas ao seu alcance.

Quarto:

Este passo é bastante particular e ninguém melhor do que os pais para decidir o que fazer. Talvez possamos chamar-lhe “incentivo”. De acordo com a personalidade da criança e o seu padrão de desempenho nos trabalhos (de casa ou da escola), a ideia será obter/construir algo que esteja sempre ao seu alcance e que a incentive na elaboração dos trabalhos de casa: uma caixinha de bombons, rebuçados ou uma pequena frase de incentivo. Mostre-lhe várias frases e conversem acerca de qual lhe parece mais adequada para si. Uma excelente forma de conhecer melhor o seu filho enquanto aluno. Afinal, o que o move? O que o motiva? Poderão também ir trocando a frase dependendo da evolução ao longo do ano. Afinal, as nossas motivações não são sempre as mesmas!

(Pinterest Cátia Cabaceira)

E está pronta a Estação de TPC´s!

Coloque de lado a ideia de que esta será uma fonte de distração. Confie na capacidade da criança para usar todos os materiais disponíveis na estação e nas possibilidades de organização e gestão de informação que este suporte proporciona. Se a criança encontrar dificuldade, acredite que será ela a pedir-lhe ajuda!

Queridos pupilos, Papás, Mamãs, Avós, Educadores, experimentem esta criação e partilhem as vossas Estações de TPC, enviando fotos e descrições para cabaceiracatia@gmail.com. Não se esqueçam de juntar tudo e ser felizes!

Próxima Dica: Placard


Posts em destaque
Posts Recentes
Arquivo
Segue
  • Instagram - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
bottom of page