top of page

O Ciclope - E assim se enche um coração...

Hoje trago um episódio delicioso!

Um dos muitos frutos do tempo que passo com crianças felizes.

Prova de que desse tempo, no qual é dada à criança total liberdade na conquista do seu conhecimento, resultam as aprendizagens mais surpreendentes!

Na esperança que sirva também de atividade/estratégia para trabalhar a divisão, a tabuada, a multiplicação (e muito mais!), eis o que e como aconteceu:

O B. chegou com muita ansiedade em relação ao que era isto da divisão afinal!

Pediu-me um lápis para me explicar o que não percebia no algoritmo e eu disse-lhe que ele podia retirá-lo da minha bolsa. Propositadamente, havia colocado no seu interior um saquinho de olhos malucos.

A agitação motora, própria de quando está nervoso, fizeram o B. deixar cair a bolsa e com ela aquele montão de olhos malucos espalhados por todo o lado.

Abri-lhe o caderno e disse-lhe que enquanto os apanhava do chão, eu ia preparar-lhe uma surpresa.


À medida que ia colocando os olhos malucos sobre a mesa, a curiosidade nos olhos do B. crescia.


(Na verdade, eu não ia preparar-lhe absolutamente nada. Queria apenas dar-lhe algum tempo de brincadeira com os olhos para que percebesse como eram divertidos!)


Foi então que lhe perguntei se gostaria de saber quantos bonecos podia completar com todos aqueles olhos malucos. Claro que o B. queria saber! Desenhar bonecos e colar-lhes olhos malucos? Uma diversão!!!


E as tentativas começaram:

O B. misturou olhos maiores com mais pequenos, ambos pequenos, ambos grandes para monstros mirabulantes... Uma aventura!


A dada altura, lembrou-se que seria importante perceber quantos olhos havia na totalidade, pelo que lhe sugeri que fosse registanto nas laterais.


Ele próprio, me disse:


"Espera! Eu consigo fazer uma tentativa!"


E as suas mãozinhas começaram a dançar sob a folha. formando pares de olhos, como qualquer boneco deve ter.

Depois da tentativa, montámos o problema:


"A Teresa quer construir bonecos em tecido.

Comprou um saco de olhos.

Precisa saber quantos bonecos pode construir com os olhos que tem no saco.

Consegues ajudá-la?"


(bonecos iguais aos sugeridos, ou seja, com dois olhos)


O B. solicitou autonomia plena e eu deixei acontecer.

Pediu-me que tapasse os olhos e que só poderia olhar quando ele dissesse.

Alguns minutos depois, o B, diz:

"tcharaaaaaaaaaannnnnnn! Podes abrir os olhos!"

Eu abri os olhos, li com atenção e assim se enche um coração de um professor.

"Pode construir 28 bonecos e 1 ciclope."

Não é delicioso?

...

De seguida, o algoritmo da divisão passou a ser tão divertido quanto um boneco de olhos malucos.

UM TPC DE SUCESSO.

um monte de aprendizagens numa brincadeira.

UMA CRIANÇA FELIZ.


Posts em destaque
Posts Recentes
Arquivo
Segue
  • Instagram - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
bottom of page