SOS TPC´s
- Cátia Cabaceira
- 12 de mai. de 2016
- 3 min de leitura
Ora, sendo que este é um blogue de ajuda e condução para crianças felizes e alunos com sucesso, já vem sendo tempo de, à semelhança da Estação de TPC´s, dar mais uma Dica para TPC´s de Sucesso, agora na reta final, em que todas as sugestões contam!
Todos os dias, oiço professores e pais falarem da falta de competências na organização da matéria, no estudo...
"Ele até estuda, mas não retém..."
"A minha filha passa horas a olhar para os manuais, mas depois baralha-se com tanta informação."
"O X resolve imensas fichas de trabalho, mas se aparecer uma tipologia de pergunta diferente, parece ter esquecido todo o estudo..."
Estes são relatos muito comuns e, de facto, uma realidade.
A questão prende-se, sobretudo, com a ajuda que a criança necessita na organização do conhecimento. Bem sabemos que outras matérias há, nas quais nem querem o adulto por perto, como por exemplo as regras para passar de nível no Minecraft...! Reconheçam papás!
Podíamos tecer largas e extensas opiniões acerca da falta de interesse dos alunos nas matérias do currículo específico de cada disciplina, mas reitero que não é esse o intuito deste espaço. Contra factos não há argumentos. Contra metas curriculares obrigatórias, nada a fazer senão alcançá-las.
Então, tentemos FACILITAR!
Dica nº2
Esquemas de matéria
As crianças são visuais, do tato, da experiência e da emoção.
Envolver estímulos desse foro, é agarrar a criança à aprendizagem.
Num mundo académico de sonho, em Estudo do Meio de 4º ano, para cada rei, a turma faria uma visita de estudo ao castelo em que viveu, visitaria as localidades por esse fundadas, os museus...
Sonhar faz bem e aconselho vivamente! Todos os dias!
Agora, quando a matéria é muita e o teste é já daqui a dois dias, há que agilizar.
Então:
Passo 1:
Abra o manual com a criança nas páginas a estudar.
Ao lado dela.
Partilhem a mesma visão.
Sabendo que a criança já abordou essa matéria, faça-lhe perguntas sobre uma ou outra imagem (que normalmente aparece nas laterais do corpo de texto). Revele-se desconhecedor pleno e sedento de informação sobre o tema. Se lhes mostrarmos que queremos saber mais, assumirão a responsabilidade de nos satisfazer, acredite! Para além disso, estamos a dar especial importância a algo que tanto os manuais como a abordagem feita na sala de aula, deixa para segundo plano - as imagens.

Passo 2:
Tenham à mão (para quem tem uma Estação de TPC´s, não tem de se preocupar):
marcadores fluorescentes;
lápis de carvão;
borracha;
régua;
Passo 3:
Leiam os parágrafos à vez.
Depois de cada período e/ou parágrafo, sublinhem ou destaquem da forma que bem entenderem, as PALAVRAS CHAVE. Tornem o estudo, numa caça à palavra. Num despique!
PALAVRA CHAVE é aquela palavra que, na frase, assume particular importância e que, na matéria, é obrigatória. Poderá ser sublinhada, rodeada, colocada numa caixa fluorescente... Podemos até acrescentar-lhe um pequeno desenho, em jeito de "gif"! Esquema animado!
Passo 4:
Para os esquemas, o ideal são as folhas brancas, sem linhas ou margens. Contudo, se a criança tiver alguma dificuldade na ortografia, poderão começar com folhas quadriculadas.
Usem as palavras chave para iniciar e prosseguir com o registo esquemático.
Um título grande ao centro da folha.
Primeira palavra chave escrita ao centro, logo por baixo.
Todas as crianças necessitam de um "empurrão" nesta fase.
A primeira palavra deverá ser aquela que despoletará todo o esquema e, muitas vezes, a criança revela dificuldade a diagnosticá-la. Ajude-a.
E agora? Qual a próxima palavra importante? E que ligação tem com a anterior?
Uma seta ou uma chaveta resolverá a questão.
Ascendente ou descendente, o importante é que a criança consiga entender a relação entre as palavras chave que escolheu para resumir a sua matéria e que consiga também verbalizar estas conexões.
Agora vem de lá o pai, intrigado com a vossa conversa de largos minutos.

Aproveite e incentive o seu filho, com a ajuda do indicador, a ler em voz alta o seu próprio esquema.
Uma forma brilhante de falar da matéria!
BOM ESTUDO!
SEJAM FELIZES!
Comments